14 de mar. de 2010

Qual a origem da sua roupa?

Ontem assisti um documentário excelente chamado Made in L.A ou Hecho en Los Angeles. O filme conta a história de 3 latinas que vivem em Los Angeles e lutam por direitos trabalhistas. Como a maioria dos latinos que migram para os EUA, essas mulheres são exploradas, trabalhando praticamente como mão de obra escrava para a indústria da moda. O esquema funciona da seguinte maneira: a grande grife contrata um fornecedor (e paga pouquíssimo), este por sua vez contrata fábricas, que contratam as costureiras. Segundo uma das mulheres, a fábrica determina: "te pago x". E por necessidade, elas aceitam. Elas trabalham mais de 8 horas por dia, fins de semana, sem nenhum vínculo empregatício, sem receber horas extras, seguro saúde,  aposentadoria, férias pagas, nada. Em outro depoimento, uma costureira diz: "essa camiseta custa na loja 13 dólares e eles me pagaram 19 centavos para produzi-la". As protagonistas se unem à uma organização não-governamental e começam a lutar por seus direitos.

Made in L.A. Trailer


Não vou contar o resto do filme, óbvio. Só digo que vale muito a pena ver porque ele abre espaço para uma série de reflexões.

Depois de ver o filme fiquei pensando nas minhas roupas, principalmente naquelas incrivelmente baratas. É revoltante ver que os donos das marcas constroem sua riqueza às custas da exploração de pessoas tão pobres, e vergonhoso para mim em saber que também contribuo para isso.

Muitas marcas já foram denunciadas. Algumas criaram um "código de conduta", com uma série de normas éticas para a produção de suas roupas, que elas exigem de seus fornecedores. Segundo instituições que lutam pelo fim da exploração de trabalhadores em países pobres, estas normas são apenas uma máscara; as organizações não levam isso a sério e nenhuma fiscalização rígida ou controle são feitos.

Report Mainz - H&M Produktion (sorry, só em alemão)

Não podemos dizer que só as marcas baratas são suspeitas. Vai lá no seu guarda roupa e dá uma olhada na etiqueta daquelas, pelas quais você pagou um pouquinho mais. Elas também são produzidas em países pobres e infelizmente, nós consumidores,  dificilmente temos como saber em que condições foram produzidas.

Já faz um tempo, vi na tv uma reportagem sobre trabalhadores de uma fábrica de Jeans na Turquia. Eram só homens e uma boa parte estava com uma doença que eles adquiriram durante a produção dos tais jeans desbotados (na linguagem fashion, used look). A doença é no pulmão e não tem cura. Alguns já haviam morrido. O esquema dessa fábrica era igual ao das latinas do documentário. Ninguém queria assumir a responsabilidade pela saúde dos trabalhadores.

Achei a matéria no Youtube! (com narração em Espanhol e legendas em inglês)


E aí ficou a pergunta: o que nós consumidores podemos fazer? Tem como saber quem são as empresas que jogam menos sujo? O que vocês fazem? Vocês se importam com isso?

Atualizando: Clean Clothes Campaign ; )