19 de out. de 2010

O Cinema se rende à Chanel

Minha curiosidade por saber mais da vida de Gabrielle Chanel começou com toda essa vibe de filmes sobre o mundo da moda. Então lá fui eu ao cinema assistir "Coco avant Chanel".

O filme narra a trajetória de Gabrielle, de menina pobre à grande criadora e dona de um império. Interpretada por Audrey Tautou, a Coco que vemos é doce, ousada e alguém que aprendeu bem rápido a ter as rédeas da própria vida. Além da personalidade de Chanel, o filme fascina por mostrar como ela mudou a moda, como criou peças que se tornaram clássicos.



Em "Coco Chanel & Igor Stravinsky" a história se concentra no suposto romance que ela teve com o compositor. No filme Gabrielle já é Coco Chanel. Além do talento e da ousadia, a Chanel de Jan Counen (diretor) é também uma mulher de negócios de pulso forte, algumas vezes até arrogante. Interpretada por Anna Mouglalis, ela é uma mulher de luto (já que seu amado "Boy" havia morrido num grave acidente de carro - fato que só vemos no primeiro filme, "Coco avant Chanel"), que fica fascinada com a ousadia de uma obra de Stravinsky, e anos depois, se aproxima do compositor, iniciando assim um romance tórrido.

Embora as criações de Chanel não sejam o foco da história, elas estão presentes no branco e preto da decoração de sua casa, obviamente em suas roupas, mas principalmente na criação de seu perfume, o Chanel N°5 (adorei essa parte).



O filme tem poucos diálogos, uma câmera que flutua, imagens lindíssimas. Na minha opinião, um grande filme.

Para os que não assitiram, recomendo que vejam primeiro "Coco avec Chanel" com Audrey Tautou e depois "Coco Chanel & Igor Stravinsky", já que o segundo, como comentei antes, já apresenta Chanel como grande criadora e não mostra todo seu percurso até lá, o que pra mim é uma das coisas mais fascinantes nessa mulher, tão determinada, tão ousada, tão à frente de seu tempo.

Não posso deixar de dizer que a música, principalmente no segundo filme, é belíssima.

Divirtam-se e inspirem-se ; )

PS: Os filmes não estão mais em cartaz, pelo menos aqui na Alemanha. Mas "Coco avec Chanel" já está disponível em dvd e "Chanel & Igor" pode ser visto no iTunes (o dvd chega na próxima semana nas lojas).

4 comentários:

Mi disse...

Quanto tempo! que bom ver seu blog de novo com noticias suas. Será que a gente consegue marcar um encontro nesse fim-de-semana? Nós devemos ficar de sabado até segunda de manha por ai.bjs!

Virginia disse...

Amanha assisto!!! Fiquei com vontade!!rs... Obrigada pela dica!. Bjus

Live from Germany disse...

Agora que o frio tá chegando, volta a temporada de filmes! Tô precisando me atualizar. Obrigada pelas dicas!

ChantMaria disse...

@Mi,estarei na casa dos meus sogros nesse fim de semana.Que horas vocês viajam na segunda?

@Vi, me conta depois o que você achou dos filmes!

@Ana, esse é um dos meus programas preferidos no inverno :) Bjos